Actividades da Turma:
3°P - Contrato de leitura - Livros lidos ou em fase de leitura (a)
1.Adriana - Uma Av. nas Ilhas de C Verde - Ana M Magalhães e I Alçada // Os Cinco..... ??? (a) /// Antes de Começar - Almada Negreiros (teatro)
2.Alimatu - Antes de Começar - Almada Negreiros
3.A Beatriz D. - Antes de Começar - Almada Negreiros // Quem quer ser Bilionário? - Vikas Swarup // Diário da tua ausência - Margarida Rebelo Pinto // Onze minutos - Paulo Coelho
7.Bruno - Uma Aventura na Escola - Ana M Magalhães e I Alçada /// Antes de Começar - Almada Negreiros
8.Cristiano - Warcraft (a) ??? /// Antes de Começar - Almada Negreiros
9.Daniel B. - Minha primeira Bíblia ??? /// Antes de Começar - Almada Negreiros // // Felizmente há luar - Luís S Monteiro
10.Daniel L. - A Mística do n° 10 - ??? /// Antes de Começar - Almada Negreiros
11.Estefânia - Encantamento - Alice Hoffman // O Filho do Lobo - Jack London /// Antes de Começar - Almada Negreiros // Felizmente há luar - Luís S Monteiro
12.Igor - Spiderman (BD) ??? /// Antes de Começar - Almada Negreiros
13.Inês M. - Lua de Joana - M Teresa M Gonzalez /// Antes de Começar - Almada Negreiros // Muito para andar - Miley Cyrus // Maria: os segredos da irmã mais velha // Diário de um Vampiro banana (a)
14.Inês R. - Antes de Começar - Almada Negreiros
15.Isa - Antes de Começar - Almada Negreiros
16.Ivan - A Harpa Sagrada - ??? // O Principezinho - A S.Exupéry (a) /// Antes de Começar - Almada Negreiros
18. João - Uma Aventura na Escola // Uma Aventura nos Açores - Ana M Magalhães e I Alçada /// Antes de Começar - Almada Negreiros
19.Mara - Sherlock Holmes - Arthur C. Doyle // Leandro Rei da Helíria - Alice Vieira // Feitiços - Apriline Pike // Witch - ilusões perdidas(a) /// Antes de Começar - Almada Negreiros
20.Micaela - Feitiços - Apriline Pike /// Antes de Começar - Almada Negreiros // Ghostgirl - o regresso - Tonya Hurley (a) // Criaturas maravilhosas - Kami Garcia (a)
21.Miguel L. - Billy the Kid - Lucky Luke // Pateta faz história - ???/// Antes de Começar - Almada Negreiros
22.Nádia - Antes de Começar - Almada Negreiros
23.Pedro - Antes de Começar - Almada Negreiros
24.Rui - Uma Aventura na Cidade // Uma Aventura no Estádio // Uma Aventura em França - Ana M Magalhães e I Alçada(a) /// Antes de Começar - Almada Negreiros
25.Susana - Antes de Começar - Almada Negreiros
26. Tatiana - VIP Manicure - Ana Bola (a) /// Antes de Começar - Almada Negreiros
27. Miguel C. - A Minha História – Liedson - ??? // 7 Como ser surfista - João Macedo /// Antes de Começar - Almada Negreiros // David Beckham - David B.
28. Carlos - Manual de Sobrevivência para Rapazes - Guy Campbell (a) /// Antes de Começar - Almada Negreiros
Nota:
1- Os alunos que estão a ler livros, mas não fazem parte desta lista do Contrato de Leitura, devem postar o livro e o autor que estão a ler na página LER e COMENTAR para se completar a lista
2- Como foi informado, a avaliação do 3°P terá em conta os livros lidos, os comentários / resumos / análises críticas / sínteses... feitos pelos alunos.
Maio 2011
TEATRO
MATÉRIA para o TESTE dia 1.06.11:
1- A matéria para o teste do dia 6 Junho sobre o Texto Dramático encontra-se resumida na página 225 do manual
2- Podes também consultar a matéria relativa ao Texto Dramático no link seguinte que se encontra na página Blogs e Sites do nosso Blog e reforçar a tua preparação com os exercícios práticos que nele se encontram:
https://sites.google.com/site/lphotpotatoes/
3- A avaliação terá ainda em consideração, entre outros factores, o trabalho individual e de grupo desenvolvido pelos alunos ao longo de todo o período
Nota: mostra aos teus EE estas informações para poderes ter acesso ao link acima referido
O TEXTO DRAMÁTICO:
1- No link 1 podes ver imagens da peça de teatro "Antes de começar", de Almada Negreiros
LINK 1:
https://www.youtube.com/watch?v=7NZhfXt5gTo
2- No link 2 podes ler o texto da peça de teatro "Falar Verdade a Mentir" , de Almeida Garrett
LINK 2:
https://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/teatro/backstage_files/pecas_escritas/Falar-Verdade-a-Mentir.pdf
Registo áudio de leitura dramatizada (TI/TP/TG)
9- Fazer o registo áudio de uma leitura dramatizadade através do VOCAROO com introdução de elementos sonoros, musicais e outros...
Expressão escrita - Transformação de um TN/outro em TD - (TI/TP/TG)
7- Escrever uma conversa entre dois objectos do quotidiano, sem esquecer de dar um título e de registar todos os elementos que fazem parte do texto dramático
8- Transformar um Texto Narrativo, Texto Lírico ou outro em texto dramático para apresentar à turma
Outras actividades:
18.05.11
Leitura expressiva /dramatizada (TP/TG)
6- Leitura expressiva dos textos escritos dos alunos
16.05.11
Postar textos no blog / Leitura expressiva /dramatizada (TP/TG)
5- Escrever os textos no blog
5.1-Preparar a leitura expressiva e imaginar um cenário minimalista/virtual, para apresentar o sketch à turma
11.05.11
Expressão escrita - Criatividade: (TG)
4- Terminar o TP / TG da aula anterior e passar para o blog
9.05.11
Expressão escrita: (TP ou TG)
3- Leitura do texto dramático: "Como um raio de sol", de Erico Veríssimo
3.1- Imaginar um final diferente para este texto. Em alternativa, podes imaginar um desfecho diferente para o texto "Antes de Começar"
4.05.11
Compreensão do texto: (Trabalho individual - TI)
2- Depois da leitura, responde, com frases completas, às questões 1 a 8 sobre a compreensão do texto (pág. 223)
2.05.11
Leitura Expressiva: (Trabalho de Pares - TP)
1- Leitura expressiva do texto. (Um terceiro colega poderá ler apenas a didascália para as personagens saberem o que fazer durante a leitura, embora isso não seja necessário)
ACTIVIDADES propostas:
O TEXTO DRAMÁTICO - Análise dos textos - "Antes de começar" e "Como um raio de sol" (p.218-222 e 226-231)
26.04.11
APRENDER A GOSTAR DE TEATRO: "Antes de Começar", de Almada Negreiros
Aqui podes ouvir a peça de teatro: Antes de Começar, de Almada Negreiros
https://vocaroo.com/?media=vLWc5VvLSlt53kmgO&recipient=
8.04.11
TPC - para férias da Páscoa
Atenção: Só para voluntários !!!
1. Procurar a origem da palavra Páscoa
2. Tradições da Páscoa em Portugal e noutros países
3. Palavra Páscoa noutras línguas
4. Outras... originais
Bom Trabalho e Boa Páscoa !!!
TESTE dia 28.03.11
A matéria de estudo para o teste do dia 28 está nas páginas 181, 196 e 197
21.03.11
ANÁLISE POÉTICA:
Na aula do dia 14 analisámos o poema Árvores. Vamos agora analisar o poema Desejos vãos seguindo o mesmo esquema:
(Para responder consulta as páginas 181, 196 e 197 do manual)
Desejos Vãos
Eu queria ser o Mar de altivo porte
Que ri e canta, a vastidão imensa!
Eu queria ser a Pedra que não pensa,
A pedra do caminho, rude e forte!
Eu queria ser o Sol, a luz intensa,
O bem do que é humilde e não tem sorte!
Eu queria ser a árvore tosca e densa
Que ri do mundo vão e até da morte!
Mas o Mar também chora de tristeza…
As árvores também, como quem reza,
Abrem, aos Céus, os braços, como um crente!
E o Sol altivo e forte, ao fim de um dia,
Tem lágrimas de sangue na agonia!
E as Pedras… essas… pisa-as toda a gente!…
Responde com frases completas:
Autoria:
1. Identifica o autor do texto?
Estrutura formal:
2. Quantas estrofes compõem o texto?
2.1. Como classificas a(s) estrofe(s) quanto ao número de versos?
2.2. Como classificas o poema quanto à forma que apresenta, isto é, quanto ao número total de versos?
(Consulta as páginas 196 e 197 do manual para respnder às perguntas seguintes)
3. Classifica o tipo de rima nas duas quadras.
3.1. Elabora o esquema rimático do poema.
4. Escreve de novo a primeira quadra e divide os versos nas suas sílabas métricas. (Não esqueças que as sílabas métricas não são a mesma coisa que sílabas gramaticais. As métricas são as que ouvimos quando recitamos um poema e só se contam até à última sílaba tónica)
4.1. Classifica os versos quanto à natureza das sílabas métricas
Conteúdo, tema e sentimentos:
5. Qual é o título do poema?
6. Identifica também o tema. (Atenção: tema é diferente de título, mas pode haver alguma aproximação entre ambos)
7. Que relação existe entre o sujeito poético e a natureza?
7.1. Será que o sujeito poético consegue realizar os seus desejos? Porquê?
8. Enumera os sentimentos que o sujeito poético experimenta neste texto.
8.1. Que sentimento(s) te (a ti) transmite a leitura do poema?
Estilo e linguagem:
9. O texto é muito rico em recursos estilísticos. Identifica algumas figuras de estilo presentes no texto. (Consulta a pág 181 do manual)
Organização do texto:
10. Em quantas partes se pode dividir o texto?
10.1. Identifica cada uma delas.
10.2. Que palavra separa cada uma das partes? Como classificas morfologicamente essa palavra?
14.3.11
20 de Março é o Dia Mundial da Poesia.
A melhor forma de o celebrar é compreender e aprender a gostar da poesia, lendo textos poéticos.
A poesia é um palácio encantado, com portas e janelas fechadas onde é proíbido entrar e que, por isso, apenas olhamos do lado de fora.
Vamos entrar nesse palácio e ousemos abrir portas e janelas, para que a luz entre nele e nos deixe ver e compreender a alma que o habita.
ACTIVIDADE dia 14.03.11:
Vamos então analisar o texto Àrvores com base em 10 questões.
Primeiro, lê pelo menos 3 vezes o poema seguinte e responde às questões, com base nas informações das páginas 181, 196, 197 do teu manual:
Árvores
Árvores negras que falais ao meu ouvido,
Folhas que não dormis, cheias de febre,
Que adeus é este adeus que me despede
E este pedido sem fim que o vento perde
E esta voz que implora, implora sempre
Sem que ninguém lhe tenha respondido?
(Sophia de Mello Breyner Andresen)
Responde com frases completas:
Autoria:
1. Quem é o autor do texto?
Estrutura formal:
2. Como classificas o texto quanto à forma (mancha gráfica) que apresenta?
2.1. Quantas estrofes o compõem?
2.2. Como classificas a(s) estrofe(s) quanto ao número de versos?
Conteúdo, tema e sentimentos:
3. Identifica o título.
4. Identifica também o tema.
5. A quem se dirige o sujeito poético?
6. Como é que o sujeito poético vê a natureza?
7. Descreve os sentimentos que o sujeito poético experimenta no momento.
8. Que sentimento(s) te transmite a leitura do poema?
Estilo e linguagem:
9. Identifica as figuras de estilo presentes no texto. (Pág 181 do manual)
Organização do texto:
10. Em quantas partes se pode dividir o texto?
10.1. Identifica cada uma delas.
3.03.11
TPC para dia 14.03.11
No dia 21 de Março festeja-se o dia mundial da árvore. A Biblioteca da nossa escola convidou uma turma de jovens com mais de 65 anos a assistir a uma sessão de leitura feita por nós na Biblioteca, às 10H00, sobre o tema da árvore.
Dia Mundial da Floresta e Dia da Árvore
A comemoração oficial do Dia da Árvore teve lugar pela primeira vez no estado norte-americano do Nebraska, em 1872. John Stirling Morton conseguiu induzir toda a população a consagrar um dia no ano à plantação ordenada de diversas árvores para resolver o problema da escassez de material lenhoso.
A Festa da Árvore rapidamente se expandiu a quase todos os países do mundo, e em Portugal comemorou-se pala primeira vez a 9 de Março de 1913.
Em 1971 e na sequência de uma proposta da Confederação Europeia de Agricultores, que mereceu o melhor acolhimento da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), foi estabelecido o Dia Florestal Mundial com o objectivo de sensibilizar as populações para a importância da floresta na manutenção da vida na Terra.
Em 21 de Março de 1972 - início da Primavera no Hemisfério Norte - foi comemorado o primeiro DIA MUNDIAL DA FLORESTA em vários países, entre os quais Portugal.
Fonte: ICN (https://www.icn.pt/).
1. TPC - para apresentar no dia 14.03 (segunda-feira):
1. Pesquisar na internet histórias / contos tradicionais sobre o tema da árvore como por exemplo: A Abóbora e a bolota / O Salgueiro e a abóbora, etc, e alguns poemas sobre o mesmo tema, para lermos aos convidados.
1.1. Podem enviar as histórias ( de preferência curtas) para esta página - ACTIVIDADES, indicando sempre o autor (se tiver), as fontes da pesquisa e a data em que foi feita a pesquisa.
1.2. Será feita uma selecção de duas ou três histórias para ler no dia 21 às 10H00.
Nota: Leiam as histórias e os poemas antes de enviar para o blog, para poderem falar sobre eles na aula e corrijam o português se necessário.
2. Como já sabem, estas são as páginas muito importantes para estudar para o próximo teste sobre poesia dia 28 de Março:
2.1. Figuras de estilo: pág 181
2.2. Conceitos sobre a poesia: pág. 196 e 197
Nota: já sabem que podem completar o vosso estudo com a pesquisa no nosso blog de sites e de vídeos com as figuras de estilo e conceitos sobre a poesia. Se tiverem dúvidas podem enviar-me um email ou contactar através desta página do blog.
Bom Carnaval a todos!!!!
27.02.11
A pedido da Mara, aqui fica o poema de Florbela Espanca que ouvimos cantar por Nuno Guerreiro, na aula do dia 23.02.
Vejam também novos videos de poesia em página principal e vídeos
TPC para dia 28.02.11
1. Preparar uma leitura expressiva do poema até sentir a mensagem invadir o leitor
2. O poema é para ser lido na aula por alunos voluntários como se fosse um concurso de leitura, acompanhado por uma música
2.1. Por isso, se queres participar na leitura expressiva, inscreve-te na página Actividades e escolhe a tua música. Basta escrever que queres participar.
Nota: este TPC não é obrigatório
Amar
Eu quero amar, amar perdidamente!
Amar só por amar: Aqui...além...
Mais Este e Aquele, o Outro e toda a gente
Amar! Amar! E não amar ninguém!
Recordar? Esquecer? Indiferente!...
Prender ou desprender? É mal? É bem?
Quem disser que se pode amar alguém
Durante a vida inteira é porque mente!
Há uma Primavera em cada vida:
É preciso cantá-la assim florida,
Pois se Deus nos deu voz, foi pra cantar!
E se um dia hei-de ser pó, cinza e nada
Que seja a minha noite uma alvorada,
Que me saiba perder... pra me encontrar...
TPC para dia 21.02.2011
Tema: a natureza
Actividade: Escrever um poema original e ilustrar
ou transcrever um poema de autor que foque a natureza e ilustrar
- Trazer para a aula do dia 21 o texto ilustrado
- Enviar para esta página o texto escrito ou escolhido
13.02.2011
TPC para dia 14.02.2011
1. Vê o PP que te foi enviado por email como quem saboreia algo de belo e intenso.
2. No final, escreve nesta página do blog (ACTIVIDADES) a sensação que o PP deixou em ti.
Aqui fica a minha impressão: "Os livros são amigos inseparáveis com quem é bom falar"
2.02.11
1° TESTE - 2°P Dia: 7.02.2011
Preparação do 1° Teste do 2°P:
1. Caderno do aluno páginas:
32: Conjunções; 33: Subordinação; 36, 37, 38: Análise sintáctica
2. Livro Plural páginas:
84:Acção; 94: Resumo; 106: Narrador; 116: Retrato; 124: Personagens; 143: Tempo e Espaço; 160: Categorias da Narrativa; 181: Figuras de estilo
3. Ver também o link que consultámos na aula de 2.02 para exercícios práticos de Gramática:
https://sites.google.com/site/lphotpotatoes/
4. Para mais exercícios práticos de Gramática ver também o link:
https://www.eb23-cmdt-conceicao-silva.rcts.pt/sev/lp//index_lp.htm
Nota: neste segundo link ver
na secção LER: O Texto Narrativo e Elementos da narrativa
na secção GRAMÁTICA: Conjunções e Sintaxe
Algumas actividades de Janeiro 2011:
N° / Nome |
Coment livro 1° P |
Apres PP
5.01 |
Selec.
livro
2° P 10.01 |
TPC
Text
p. 90 17.01 |
Narrativa
ab / fech
p. 90 17.01 |
Biog
A. livro
2° P 19.01 |
TPC Text "Ripas" 24.01 |
TG
Quest
“Ripas” 26.01 |
Balanço
1ºP 31.01 |
1.Adriana |
09.01 |
2.02 |
24.01 |
7.02 |
31.01 |
31.01 |
31.01 |
31.01 ( 6,7) |
31.01 |
2.Alimatu |
06.01 |
2.02 |
10.01 |
|
|
7.02 |
21.01 |
2.02 (7) |
31.01 |
3.Ana D. |
23.01 |
05.01 |
21.01 |
15.01 |
|
|
23.01 |
26.01 |
2.02 |
4.André |
9.02 |
05.01 |
7.02 |
|
|
|
|
26.01(7) |
31.01 |
5.Beatriz M. |
8.11 |
05.01 |
19.01 |
14.01 |
17.01 |
2.02 |
20.01 |
26.01 |
31.01 |
6.Bernardo |
3.11 |
05.01 |
12.01 |
16.01 |
1.02 |
|
|
30.01 |
31.01 |
7.Bruno |
23.01 |
12.01 |
09.01 |
16.01 |
17.01 |
|
19.01 |
26.01 |
31.01 |
8.Cristiano |
06.01 |
05.01 |
11.01 |
|
|
|
|
26.02 (6 e 7 1 l) |
7.02 |
9.Daniel B. |
23.11 |
2.02 |
11.01 |
1.02 |
1.02 |
7.02 |
1.02 |
1.02 |
|
10.Daniel L. |
2.02 |
05.01 |
19.01 |
2.02 |
17.01 |
2.02 |
25.01 |
26.02 |
31.01 |
11.Estefânia |
8.11 |
05.01 |
10.01 4.02 |
16.01 |
17.01 |
19.01 |
20.01 |
27.01 |
31.01 |
12.Igor |
|
05.01 |
|
|
|
|
|
26.01 (6 e 7 1 l) |
31.01 |
13.Inês M. |
11.11 |
05.01 |
09.01 |
16.01 |
|
25.01 |
22.01 |
26.01 (6, 7) |
8.02 |
14.Inês R. |
22.11 |
05.01 |
17.01 24.01 |
|
|
|
|
26.01 |
31.01 |
15.Isa |
06.01 |
2.02 |
10.01 |
1.02 |
1.02 |
|
23.01 |
1.02 |
31.01 |
16.Ivan |
ok |
12.01 |
19.01 |
7.02 |
17.01 |
|
7.02 |
26.01 (6,7) |
31.01 |
18. João |
25.01 |
12.01 |
25.01 |
RESPONDER:
poema arvore
pedro | 14-03-2011
Eu espero, sim, que essas árvores cresçam. Adormeço com elas todas as noites, embalado pela sua sombra. Lembro-as de memória, sobre a relva verde. Lembro as suas folhas, caindo de noite. Mesmo as que ainda não vi, eu espero que cresçam, que me esperem, que me abriguem nesse dia em que mais precisarei delas, ouvindo o ruído do mar não muito longe. Tenho, a cada minuto, saudades dessas árvores.
site:https://lugardaspalavras.no.sapo.pt/arvores/a001.htm
POEMA ARVORE
pedro | 14-03-2011
Eu espero, sim, que essas árvores cresçam. Adormeço com elas todas as noites, embalado pela sua sombra. Lembro-as de memória, sobre a relva verde. Lembro as suas folhas, caindo de noite. Mesmo as que ainda não vi, eu espero que cresçam, que me esperem, que me abriguem nesse dia em que mais precisarei delas, ouvindo o ruído do mar não muito longe. Tenho, a cada minuto, saudades dessas árvores.
POMA RETIRADO DO SITE:https://lugardaspalavras.no.sapo.pt/arvores/a001.htm
Poema do dia da arvore
Carlos serra | 14-03-2011
A árvore é uma maravilha
E as suas flores parecem uma ervilha
A árvore dá-nos oxigénio
Por isso é um génio
A árvore tem cores
E muitas flores
A árvore devemos tratar
Para nos animar.
TPC
Prof | 13-03-2011
Parabéns a todos os alunos que fizeram o TPC dedicado à árvore.
A árvore é como a nossa segunda MÃE. É ela que nos dá o oxigénio para viver!
Só por isto vale a pena colaborar neste TPC!!!
A árvore do Paraíso
Micaela | 13-03-2011
Lexa para mim
mostrar detalhes 18:40 (há 3 horas)
(Professor, tive que mandar por e-mail porque não sei se os meus TPCS foram colocados na página das Actividades do Blog, eu não consegui, então por precaução mandei por e-mail).
A história da árvore do Paraíso
No início do mundo, o Grande Criador plantou um jardim.
Inúmeras plantas formosas cresciam em cada um dos seus diferentes campos.
Havia jardins de florestas, completamente cobertos de musgo verde e campainhas ondulantes, que acenavam timidamente ao vento. Pequenos seres povoavam estes jardins, farejando e sussurrando a toda a hora.
Havia jardins de pradarias cheios de ervas oscilantes, que os animais percorriam com passadas graciosas.
Havia também jardins subaquáticos, para os seres do mar profundo. Tinham folhas roçagantes, arrastadas pelas correntes, e misteriosas flores de pétalas trémulas.
Os mais belos de todos eram os jardins de árvores. Eram tão altas que tocavam o céu. Nessas árvores, os pássaros todos faziam os seus ninhos. Os ramos, cheios de folhas, enchiam-se de trilos e chilreios, de gorjeios e assobios, de melodias trinadas, que caíam em sonora cascata para deleite do mundo.
O Grande Criador pediu aos homens que tomassem conta do mundo e construíssem para si próprios casas simples e seguras, num dos jardins de que gostassem.
Mas o tempo foi passando e as pessoas tornaram-se cada vez mais ambiciosas…
— Vamos construir CASAS MAIORES! — disseram.
— Há materiais de construção em abundância para usarmos como quisermos.
Em breve começaram a construir palácios.
Cada novo edifício era mais alto do que o anterior e os palácios eram feitos cada vez com mais magnificência.
As suas salas às centenas estavam cheias de todo o tipo de luxos… mas a ambição das pessoas não conhecia limites.
Os jardins do mundo foram caindo em ruínas, cada um deles imagem da mais desoladora devastação.
Todas as árvores tinham sido abatidas.
Os pássaros agitavam-se tristemente no chão frio, tentando, em desespero, construir novos ninhos.
As suas canções foram silenciadas.
Então, do alto do seu palácio, uma criança olhou para o mundo devastado e chorou.
— Desce à terra — sussurrou-lhe, por entre o vento, a voz do Criador. — Lá encontrarás uma semente, que deves semear num local onde possa crescer em segurança.
A correr, a criança desceu as escadas em caracol da torre do palácio.
Pousada na terra, estava uma semente castanha, enrugada, feia.
A criança pegou na semente com delicadeza.
— Onde poderei semeá-la em segurança? — perguntou-se.
Foi caminhando, caminhando, até que chegou a uma vala na qual uma lama escura corria lentamente e alguns juncos baloiçavam no vento frio.
— Coloca-a aqui, onde nunca ninguém vem! — parecia sussurrar o vento.
E foi ali que a menina enterrou a semente.
Devagar, em silêncio e completamente invisível, a semente começou a germinar.
Cresceu e fez-se uma árvore forte. Sob os seus ramos, outros jardins começaram a florescer. Em breve, as criaturas reuniram-se à sua volta.
A árvore cresceu mais alto do que todos os palácios. Os pássaros voavam por entre os seus ramos e aí construíam os ninhos.
Cresceu tanto, que chegou ao Paraíso. E quem assim o desejasse, poderia subir pelos seus ramos até ao Jardim do Paraíso do Grande Criador.
Mary Joslin
The tale of the heaven tree
Oxford, Lion Publishing, 2001
tradução e adaptação SI
SITE: https://lerpensar.wordpress.com/2008/04/25/a-historia-da-arvore-do-paraiso/
Poemas sobre árvores
Bernardo F. | 13-03-2011
Boa tarde a todos. Aqui vou publicar dois poemas sobre o tema da árvore, ou seja, o tpc.
Árvores
Parece-me que nunca ninguém há-de
Ver poema tão belo como a árvore.
Árvore que sua boca não desferra.
Do seio doce e liberal da terra.
Árvore, sempre de Deus a ver imagem
E erguendo em reza os braços de folhagem.
Árvore que pode usar, como capelo,
Ninhos de papo-ruivo no cabelo;
Em cujo peito a neve esteve assente;
Que vive com a chuva intimamente.
Os tontos, como eu, fazem poesia;
Uma árvore, só Deus é que a faria.
Joyce Kilmer
Árvores
Árvores negras que falais ao meu ouvido,
Folhas que não dormis, cheias de febre,
Que adeus é este adeus que m despede
E este pedido sem fim que o vento perde
E esta voz que implora, implora sempre
Sem que ninguém lhe tenha respondido?
Sophia de Mello Breyner Andresen
Pesquisa feita no Google, dia 13 de Março, ás 18:33
TPC do dia 14.
Micaela R. | 13-03-2011
Poema sobre a Árvore.
Cada árvore é um ser para ser em nós
Cada árvore é um ser para ser em nós
Para ver uma árvore não basta vê-a
a árvore é uma lenta reverência
uma presença reminiscente
uma habitação perdida
e encontrada
À sombra de uma árvore
o tempo já não é o tempo
mas a magia de um instante que começa sem fim
a árvore apazigua-nos com a sua atmosfera de folhas
e de sombras interiores
nós habitamos a árvore com a nossa respiração
com a da árvore
com a árvore nós partilhamos o mundo com os deuses
António Ramos Rosa
SITE: https://lugardaspalavras.no.sapo.pt/poemas_arvores.htm
Texto do dia da àrvore.
Mara'S | 13-03-2011
No quintal da minha avó há uma árvore muito grande e muito velha. Não sei como se chama, não conheço o seu nome científico; e para que preciso eu conhecer esse tal nome científico se ela para mim tem um só nome, aquele que eu lhe dei. É assim mesmo, para mim ela é, foi e será "A árvore dos tesouros". Tanto me faz que lhe chamem nogueira, castanheiro ou oliveira... Árvore dos tesouros é quanto basta.
À primeira vista é igual a todas as outras árvores que crescem no quintal: é alta, tem um tronco grosso e abre-se em ramos que desaparecem entre as folhas largas e trémulas.
Mas aí pela altura da minha cabeça tem um buraco, uma cova que os ramos mais baixos encobrem. É aí que costumo esconder as coisas de que mais gosto para fingir que sou um pirata e tenho ali a minha caverna secreta onde ninguém pode chegar. Guardo lá as conchinhas que apanhei na praia, os berlindes das mais belas cores e outras coisas que são importantes para o tesouro de um pirata.
Também trepo aos ramos mais altos tal como os marinheiros trepam aos mastros dos barcos. Empoleiro-me nos ramos mais baixos e fico ali a ler as histórias de que gosto ou a saborear melhor a fatia de bolo que a avó me dá. Às vezes deixo-me dormir encostado ao tronco, à sombra da folhagem, e só acordo quando os ramos pendentes me batem na cara a dizer que são horas de voltar para casa.
Natércia Rocha
Poema do dia da àrvore.
Mara'S | 13-03-2011
Venho por este meio,
Uma coisa anunciar,
Hoje é dia da árvore
Pois o vou celebrar.
O oxigénio
As árvores nos dão,
Sombra e alimento
E madeira para o chão,
E servem para aquecimento.
Dão-nos os seus ramos,
Para fazer livros ,
Com o seu tronco escrevemos na escola,
Quando acabo de fazer os trabalhos
Meto-os na sacola.
Vamos fazer uma campanha,
Com cartazes e canções,
Para que todos as protejam
Das más condições.
No dia da árvore
Podemos aprender
Que é muito importante
A natureza proteger!!!
Liliana Silva.